Home»Fatos & Fotos»Aplicativo de faxinas é fruto de empreendedorismo social na Unicamp

Aplicativo de faxinas é fruto de empreendedorismo social na Unicamp

0
Shares
Pinterest Google+

O “Pureco” atua na formação de um grupo de faxineiras autônomas, conectando mulheres que precisam de oportunidades com os moradores da região de Barão Geraldo, que demandam serviços de limpeza

 

Membros do projeto e da comunidade – Foto: Divulgação/Enactus Unicamp

 

Elaborado por estudantes da Unicamp, foi lançado, no último mês de abril, o aplicativo Pureco Limpeza, para agendamento de faxinas no distrito de Barão Geraldo. O aplicativo pretende ser um instrumento de conexão entre um grupo de moradoras da comunidade do Campo dos Amarais, que enfrentava dificuldades para conseguir emprego, com as demandas do distrito. A iniciativa é da Enactus Unicamp, braço de uma instituição internacional de empreendedorismo social, fundada na Unicamp em 2013, pelo Núcleo das Empresas Juniores. “Nosso diferencial é que não pretendemos simplesmente disponibilizar oportunidades de trabalho, mas dar treinamento e empoderar as mulheres para que sejam capazes de, em um segundo momento, gerir o projeto autonomamente”, explicou Felipe Mourão, estudante do terceiro ano da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, que atua na Enactus Unicamp desde o ano passado.

De acordo com Mourão, em paralelo ao desenvolvimento do aplicativo, foram oferecidos cursos às participantes do projeto, que abordaram, dentre outros temas, empreendedorismo social, tecnologia, segurança no trabalho, empoderamento feminino, ética e solidariedade. O treinamento sobre segurança, por exemplo, incluiu dicas sobre postura corporal e produtos não prejudiciais à saúde, além de orientações sobre como identificar e se portar frente a situações de abuso, contou Mourão. O último curso realizado foi sobre a utilização do próprio aplicativo. “A meta é que, em algum tempo, elas estejam aptas a gerir não apenas as demandas, mas também o administrador do aplicativo, que coordena o fluxo de informações entre clientes e trabalhadoras, hoje operado pela equipe da Enactus Unicamp”, explicou.

Os interessados no serviço podem baixar o aplicativo Pureco Limpeza, na Play Store. No aplicativo, o cliente deve indicar o tamanho do local onde será realizada a faxina, o tipo de limpeza e a data e horário desejados. Despois disso, será colocado em contato direto com a profissional que irá atendê-lo, em um chat dentro do aplicativo.

Todo trabalho realizado pela Enactus Unicamp é voluntário, não sendo cobrada nenhuma taxa pela utilização do aplicativo. O pagamento das faxinas, com valores estipulados em conjunto pelos idealizadores e trabalhadoras, é realizado diretamente para profissional que realiza o serviço em dinheiro.

Acompanhe as novidades pela página do Pureco nas redes sociais.

Previous post

Dia das Mães: Ceasa prevê crescimento de até 7% nas vendas de flores

Next post

Vacina contra a gripe estará disponível neste sábado, Dia D de mobilização

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *