Home»Fatos & Fotos»Vila São João

Vila São João

0
Shares
Pinterest Google+

 

Por Luiz Fernando Pereira

 

A Vila São João é um bairro do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, tendo ao sul o Arruamento Fain José Feres, a sudeste o Jardim Afife e a leste a Cidade Universitária.

Com suas ruas de terra, o bairro possui uma enorme diversidade de plantas e animais formando uma harmônica transição entre o ambiente rural da Fazenda Rio das Pedras e as áreas já urbanizadas ao seu redor.

Envolta por intenso tráfego de veículos de carga e passageiros, a vila convive atualmente com as contingências da vida urbana, sem prejuízo do aspecto bucólico que lhe atine.

Tucanos, pica paus, teiús, gambas e tatus convivem pelas ruas de terra.

Sua praça central, palco de inúmeras festas juninas, ganhou em 2017 um parquinho oriundo de mudança da escola que o acolhia para prédio sem espaço. Desabrigado e com demanda antiga das crianças moradoras, foi carreado pra cá com mobilização de moradores e consequente instalação e pintura.

Após a morte de Dona Lu, cujo temor era de que o asfaltamento ocorresse, ato continuo ao seu sepultamento, não veio a ocorrer.

Em que pese as premências de modificação do plano diretor, os vizinhos fronteiriços guardam em si traços do declínio do período escravagista e industrial, condicionando a continuidade do sossego à impossibilidade de construção de arranha céus ou empreendimentos geradores de tráfego.

 

Previous post

Vacina contra a gripe estará disponível neste sábado, Dia D de mobilização

Next post

Alunos da Unicamp criam tecnologia para álbuns de figurinhas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *