Home»Tome Nota»Festa da Padroeira Santa Isabel tem início no sábado, 9, em Barão Geraldo

Festa da Padroeira Santa Isabel tem início no sábado, 9, em Barão Geraldo

2
Shares
Pinterest Google+

Começa neste final de semana a maior e mais tradicional festa de Barão Geraldo – a Festa da Padroeira Santa Isabel, que já é realizada há mais de 100 anos.

 

Este ano a Festa irá fortalecer a dimensão religiosa de louvor à Santa Isabel, realizando um Tríduo de missas à padroeira, nos dias que antecedem o seu dia, 4 de julho, o ponto alto da festa, quando acontecerá a bela e tradicional “Procissão Luminosa” pelas ruas de Barão, que dessa vez será realizada à noite, seguida da Missa em homenagem à Santa.

Mas em todos os finais de semana de Junho será realizada a quermesse no Salão Comunitário, à moda das antigas festas juninas, isto é: compra de fichas para gastar nas barracas da festa: com barracas de bebidas (vinho quente, quentão, sucos, etc.) e de comidas (cachorro quente, linguiça, pernil, batata frita, yakissoba, espetinhos, pizzas, milho, batata doce, etc) e o “Espaço Kids” com muitas brincadeiras e diversões com as crianças. E ao mesmo tempo serão realizados bingos e shows (veja abaixo) aos participantes num ambiente familiar, alegre, aconchegante e que é o foco principal da festa.

Segundo o pároco de Barão, Monsenhor Roberto Fransolin, a festa não tem fins lucrativos e sua renda é revertida para as obras sociais da comunidade: O objetivo é “Fazer com que o povo baronense e os demais que nos visitam, possam desfrutar desse ambiente, onde familiares e amigos possam reestreitar vínculos de amizade e comunhão”.

Festança no São João com prêmios!

Outro  ponto alto da Festa será o dia de São João,  o domingo de 24 de junho,  quando a festa será iniciada às 12 horas com o tradicional “Nhoque da Padroeira” seguido do tradicional “Bingão”, quando serão sorteados R$ 11.000,00 em prêmios  e mais uma viagem para Natal com acompanhante.

Além disso haverá shows em todos os outros finais de semana.  Neste domingo dia 10 o show fica a cargo do Grupo de samba Aviso Prévio levando muito samba e alegria à partir das 19:30hs.

No sábado 16 o show está a cargo da dupla Lucas e Luan e no domingo com a dupla Lucas e Paris.

No sábado  23 será a vez do cantor Henrique Menezes que canta nesta sexta, dia 8, com Marilia Mendonça e Anitta Na Festa de Peão em Americana.

No último sábado da festa, dia 30, será a vez do grupo Raízes de Barão  vai animar o Salão Comunitário com os clássicos da música sertaneja e no domingo , dia 1º de julho, o Trio Acordeon encerra a programação artística da Festa.

Festa de Santa Isabel em 1.972

 

Uma História de abnegação familiar

A Festa da Padroeira Santa Isabel agora é parte do calendário oficial da Prefeitura de Campinas por decreto aprovado por unanimidade e louvor na Câmara e sancionada pelo prefeito Jonas Donizete em março passado.

Segundo o trabalho de vários historiadores, a festa é realizada desde o início do século XX, embora não se tenha uma comprovação oficial de seu início. Acredita-se que foi iniciada a partir da construção da antiga Capela de Santa Isabel da Fazenda Rio das Pedras, como contaram vários antigos paroquianos. Mas não se sabe a data. O historiador Warney Smith, que pesquisa a história de Barão Geraldo, propõe como documento a primeira provisão de missas da capela, em 1910, por Don João Nery. Ambos também são atos de abnegação em prol dos pioneiros (primeiros moradores) de Barão.

Para o Monsenhor Roberto, a Festa de Santa Isabel desde há muito vem sendo organizada, montada e celebrada pelos fiéis. E é graças à generosidade desses homens e mulheres, cristãos de boa vontade, que ela vem sendo ininterruptamente celebrada. E por isso ele quer homenagear algumas delas: “Por largos anos (e ultimamente), a Paróquia contou com a dedicação de duas mulheres que lideraram a festa: as baronenses Isabel e Dulce. Sem as convicções e garra delas, unidas à generosidade de outros(as) tantos(as)quiçá, a festa teria perdido seu brilho.” – disse Fransolin.

A Festa da Padroeira Santa Isabel não tem fins lucrativos e está sendo organizada sob a liderança do “Conselho Econômico Paroquial”, que é formado por um grande grupo de moradores voluntários abnegados, “sob a proteção de Santa Isabel” segundo informou o monsenhor Fransolin: “Cremos firmemente que nossa comunhão com Deus, sob os olhares de Santa Isabel, se manifestará também neste ano, graças à boa vontade de todos, numa harmoniosa festa”.

 

Serviço:

Festa da Padroeira da Paróquia de Santa Isabel – 2018

Quando:

– Dias 9, 10, 16, 17, 23, 30 de junho e 1° de julho a partir das 18 horas;

– Dia 24 de junho, Dia de São João, com o tradicional Nhoque da Padroeira, a partir das 12 horas.

Onde:  Salão Paroquial Santa Isabel, rua Ângelo Vicentin, nº 601 – Barão Geraldo

Entrada gratuita

A festa tem o apoio da Belmari Confecções, Germânica automóveis, Marmoraria Nª Sª Aparecida, Libano Imóveis, Pastelaria Brasil, e várias outras empresas.

Previous post

Histórias de migração estarão em espetáculo no Casarão sábado e domingo

Next post

Fundação José Pedro de Oliveira abre inscrições para vagas de estágio

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *