Home»Agenda Cultural»III FEIRATA – A Feira da Mata

III FEIRATA – A Feira da Mata

3
Shares
Pinterest Google+

Veja a programação da Feirata, que acontece neste domingo, dia 01

 

Escalada em árvore – 08 – 16h – Praça Peroba-poca: Escalada em árvore com equipamento de rapel. Atividade orientada por Sydney Sebastião Brasil (profissional da área de Arboricultura, Serviços de cuidados com árvores e Capacitações em Manejo de Árvores Urbanas). Não é necessário fazer inscrição. 

Quick massage – 08 – 16h – Praça Peroba-poca: A massagem reduz o stress, alivia a tensão muscular, produz bem estar pela liberação de hormônios, serotoninas e endorfinas. O massoterapeuta Rodolfo Bueno (profissional autônomo – Nucleo Raj) irá proporcionar um cantinho para realização de massagem na praça Peroba-poca. 

Dia de Descarte – 08 – 16h – Praça Peroba-poca: A Empresa Reeciclo realizará uma ação de coleta e orientações sobre manejo e descarte de lixo eletroeletrônico. Será estacionado um caminhão na praça para recolhimento deste tipo de material. Será apresentada, também, uma exposição de peças de artesanato feitas com lixo eletrônico, com o objetivo de incentivar esse tipo de reaproveitamento. 

Coleta de óleo de cozinha usado – 08 – 16h – Praça Peroba-poca: Descarte seu óleo de cozinha usado com responsabilidade ambiental. Armazene em uma embalagem transparente e leve para a FEIRATA. Estaremos com um ponto de coleta de óleo para reuso consciente na Tenda Meio Ambiente. Não jogue óleo pelo ralo! – Responsável pela coleta: Mariana Floriano. 

Programa CASA e o Ciclo da Água no Saneamento – 08h – 16h – Praça Peroba-poca: O programa CASA trará os laboratórios móveis de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto. Será apresentado o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário assim como equipamentos e dispositivos que inibem desperdícios de água e preservam o sistema de esgoto domiciliar e público. Pretendese, sobretudo, prestar esclarecimentos sobre hábitos e atitudes que possam colaborar com o bom funcionamento do sistema público e com as instalações prediais de seu imóvel. Responsável: SANASA. Não é necessário fazer inscrição. 

Minimundos e Kokedamas – 08h – 16h – Praça Peroba-poca: Minimundos são terrários fechados que não necessitam de rega, pois as plantas reproduzem, em uma microescala, o nosso meio ambiente. Ideais pra quem não tem tempo para regar. Já as Kokedamas são para quem ama borrifar. Koke (musgo) dama (bola), é uma arte japonesa derivada do Bonsai. São pequenas esferas recheadas com uma massa de terra para abrigar a raiz da planta, tudo isso é coberto com musgo e amarradinho com uma linha. Podem ser penduradas, formando lindos jardins suspensos ou usadas sobre a mesa. Responsável: Vinicius Schiezaro – MINIMUN. 

Meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão nativas do Brasil – 08h – 16h– Praça Perobapoca: Névio Savieto (Meliponário Savieto) – oferecerá um espaço para divulgar seu trabalho de criação e preservação de abelhas sem ferrão. O estande contará com a exposição de caixas didáticas fechadas com abelhas sem ferrão, folders e banners informativos. Serão ainda, vendidos no local, produtos como própolis, mel, pólen, cera de abelhas e outros produtos. 

Espaço de leitura e doação de livros infantis, infanto-juvenis e juvenis – 08 – 16h – Praça Perobapoca: A facilitadora Edilene Aparecida Ropoli oferecerá um espaço no qual as crianças possam manusear livros e revistas, ler, e se possível, pessoas para fazer a leitura para elas e, ao final, elas poderão escolher um livro para levar para casa (doação). Também serão oferecidos desenhos para serem coloridos e para serem expostos num “varal” junto ao espaço. Não é necessário fazer inscrição. 

Exposição Fotográfica “Biodiversidade e predação entre espécies” – 08h – 16h – ARIE MSG: Exposição de “totens de fotografias” em material rústico e reciclado, com fichas informativas junto às fotos. Exposição do fotógrafo Nelson Wisnik, membro do Grupo de Fotógrafos da Natureza da ARIE Mata de Santa Genebra. 

Caminhada 8km – 8h30 – 11h30 – ARIE MSG: Caminhada de aproximadamente 8km pelo entorno da ARIE Mata de Santa Genebra, com paradas para interpretação da paisagem. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21/05, às 09h, pelo site www.fjposantagenebra.sp.gov.br 

Ciclo da Matéria orgânica – 09h – 16h – Praça Peroba-poca: Mirna Suzin (AgroDKV – Produção e Comercialização de Produtos Orgânicos e Assessoria Ltda.) vem trazer uma exposição didática sobre o processo de decomposição da matéria orgânica até a produção de adubo (processo de compostagem) e orientações e dicas de como aproveitar o resíduo orgânico doméstico para produzir adubo e turbinar sua horta caseira. Ao término da explicação o ouvinte receberá um saquinho de adubo orgânico como brinde. 

Jogos pedagógicos de Educação para o trânsito – 09h – 16h – Praça Peroba-poca: Jogo da memória e painel magnético com situações de trânsito. Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da EMDEC orientam crianças sobre regras básicas de segurança no trânsito, cidadania e escolhas seguras na circulação. As crianças também poderão brincar com desenhos para colorir. Não é necessário fazer inscrição. 

Visita aberta ao borboletário – 09h – 16h – Borboletário da ARIE Mata de Santa Genebra: Nosso Borboletário estará aberto para todos visitarem! Monitores estarão a postos para explicar sobre o ciclo de vida das borboletas e espécies da Mata de Santa Genebra. Não é necessário fazer inscrição. 

Visita monitorada nas Trilhas da Mata – Três horários: 09h, 09h45 e 10h15 – ARIE MSG: A atividade inclui uma caminhada de 05 km pelo entorno e trilhas da Mata. Durante o trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer a história e a biodiversidade dessa Unidade de Conservação, que é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A duração é de aproximadamente 2 horas. As inscrições para os horários das 09h e das 09h45 poderão ser feitas a partir do dia 21/05, às 09h, pelo site www.fjposantagenebra.sp.gov.br. As inscrições para o horário das 10h15 serão realizadas no local do evento. 

Apresentação interativa de capoeira – 9h – 10h – Praça Peroba-poca: A ABADÁ-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) traz uma atividade para todas as idades e gêneros, em uma apresentação de capoeira interativa. A atividade se inicia às 9h com alongamentos corporais e aquecimento muscular junto ao público presente, e explanação sobre a musicalidade e arte da capoeira. Às 9h30 acontecerá a roda de capoeira aberta, encerrando a atividade com um bate papo sobre capoeira em Barão Geraldo. Responsável pela atividade: João Neto / ABADÁ-Capoeira. 

Aula de Zumba – 10h – 11h – Praça Peroba-poca: Aula de zumba aberta ao público com a professora Maria Letícia, da Academia Power System. Não é necessário fazer inscrição. 

Oficina de abelhas nativas – 10h – 12h – Auditório da FJPO – ARIE MSG: A oficina será ministrada por Adriana Tiba e Julio Pupim, ceramistas e criadores livres de abelhas. A ideia é oferecer uma introdução ao conhecimento sobre as abelhas e ensinar como construir ninhos, utilizando materiais naturais e fáceis de serem coletados. Com isso, as pessoas podem se tornar criadores de abelhas nativas nos próprios quintais e perpetuar a espécie de forma consciente. Após a oficina os oficineiros colocarão os ninhos de cerâmica para exposição e venda na Praça Peroba-poca até as 16h. 20 vagas – Inscrições no local do evento. 

A Magia de conviver com os bichos – 10h – 12h – Praça Peroba-poca: Intervenções de mágica closeup – com Tonho Magic Clown. 

Exposição PINTURAS ÉTNICAS – 10h – 16h – Praça Peroba-poca: Pinturas étnicas (indígenas, africanas, australianas, entre outras) com tintas naturais em suportes têxteis, papeis artesanais, madeiras – Artista plástica Clara Aidar. 

Teatro infantil de bonecos – 11h30 – 12h – Praça Peroba-poca: As atrizes manipuladoras Márcia Marchette e Teca Rios do GRUMALUC-Teatro de Bonecos apresentarão seu espetáculo “IMAGINAÇÃO”. 

Reunião de acolhida do Coletivo Trocas Verdes – 13h – Auditório da FJPO – ARIE MSG: O Grupo de Consumo Consciente “Trocas Verdes” fará uma palestra de acolhida para novos consumidores, abordando o funcionamento do grupo, seus princípios, sua história, trabalho voluntário, entre outros temas. Após a palestra o coletivo venderá produtos orgânicos de produtores regionais na Praça Peroba-poca até as 16h. Não é necessário fazer inscrição. 

Apresentação musical – 13h – 14h30 – Praça Peroba-poca: Apresentação do cantor André Lauar de Moraes, com músicas autorais e versões. 

Caminhada Fotográfica – 13h – 14h30 – ARIE MSG: Caminhada e trilha que inclui aproximadamente 1,5 km por dentro da mata e 3,5 km pelo aceiro. Monitores e fotógrafos do Grupo de Fotografia da Natureza acompanharão o grupo por todo o percurso. Os participantes conhecerão a Mata de Santa Genebra sob o olhar destes apaixonados pelas belezas da Natureza e receberão algumas dicas de fotografia. Embora não seja obrigatório, os participantes podem trazer máquinas fotográficas e outros equipamentos para registro de imagens. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21/05, às 09h, pelo site www.fjposantagenebra.sp.gov.br 

Minicircuito de trânsito – 13h – 16h – Praça Peroba-poca: Educação no trânsito é cidadania. Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da EMDEC orientam crianças sobre regras básicas de segurança no trânsito, cidadania e escolhas seguras na circulação, por meio de uma vivência prática no minicircuito que simula as ruas da cidade. Público alvo: crianças de 5 a 10 anos. Duração da atividade: 30 minutos por turma – 30 crianças. Inscrições no local. 

Aula de Yoga – 13h30 – 14h30 – Praça Peroba-poca: O instrutor Giovane Prates, da Mantra Espaço Cultural, em parceria com a Brotou no Chão, irá ofertar uma aula de yoga em um ambiente tranquilo e próximo da Natureza. Não é necessário ser um praticante, basta ter interesse em participar. Tapetinhos de yoga e cangas serão bem-vindos. Não é necessário fazer inscrição. 

Volta Ciclística – 14h – 16h – ARIE MSG: Não será corrida, mas um passeio de bike em volta da Mata (monitores acompanharão o grupo por todo o percurso). *Todos os participantes deverão obrigatoriamente trazer bicicleta e capacete (não fornecidos pela FJPO). O percurso total é de 9 km e a duração da atividade é de aproximadamente duas horas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21/05, às 09h, pelo site www.fjposantagenebra.sp.gov.br 

Apresentação musical – 14h30 – 16h – Praça Peroba-poca: O Grupo Último Tipo, que está completando 30 anos, vem trazer um show diferente para todas as idades, o “Animambembe”. Nele, a participação do público é essencial, pois a música é feita não só para ser ouvida, mas também para ser vista. Interação, irreverência, informalidade e alegria são as bases deste espetáculo. 

Oficinas de pintura com tintas naturais em tecido – Dois horários: 10h30-11h30 e 13h30-14h30 – Praça Peroba-poca: Nessa atividade os participantes serão convidados a refletir sobre conceitos de sustentabilidade através da experimentação com tintas naturais obtidas de vegetais (café, urucum, açafrão, jenipapo etc.) e de minerais (argilas coloridas oriundas de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo em tecido – Responsáveis: Educador Ambiental Pedro Aidar e Artista plástica Clara Aidar. 20 vagas – Inscrições no local por ordem de chegada. 

Oficina confecção da boneca Abayomi e histórias africanas – Quatro horários: 10h-10h30; 11h30- 12h; 13h-13h30 e 14h30-15h – Praça Peroba-poca: a facilitadora Silvia Carvalho convidará os participantes à conhecer uma arte simples e milenar, a confecção da boneca Abayomi (bonecas de tecidos novos e reaproveitados) e, através da leitura de contos africanos, a troca de conhecimentos e resgate de memórias dos tempos das rodas de conversa e contação de histórias, aprender mais sobre a cultura africana. Silvia Carvalho é educadora, contadora de histórias, instrutora de oficina de tear, encadernação, fuxico e bonecos. 20 vagas – Inscrições no local por ordem de chegada. 

Previous post

HC da Unicamp registra aumento de 40% nos transplantes em 2017

Next post

Cozinha Ceasa/USF faz aula-show com futuros alunos da Escola de Cozinha

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *