Home»Tome Nota»Barão Geraldo realiza 4ª Cavalgada no domingo, 21

Barão Geraldo realiza 4ª Cavalgada no domingo, 21

0
Shares
Pinterest Google+

As Comitivas de Barão Geraldo  realizam na manhã desse domingo a 4ª Cavalgada e têm como objetivo criar uma nova tradição no distrito. A participação e montagem nos cavalos e charretes é aberta a interessados e levará para um farto almoço com Costela de Chão no novíssimo Rancho da Figueira em Betel.

Dessa vez, a Cavalgada irá passar pela Vila Independência, Real Parque irá margeando uma boa parte da Mata Santa Genebra até a estrada Montagner onde está a entrada para o destino final que é o novo “Rancho da Figueira” que está sendo aberto às margens da Rodovia Zeferino Vaz Km 120+160m em Betel, ao lado do Pesqueiro Bonanza em Paulínia

Serão cerca de 170 cavaleiros e cerca de 5 bois, das Comitivas “Tô Largado” (de Campinas),  Comitiva Rancho dos Amigos do barbeiro Mailon Daniel , “Viralatas”  do Village, “Lazarentão” de Aroeira e outros avulsos. A organização é do barbeiro Mailon Daniel presidente da Comitiva Rancho dos Amigos, Kleber Alborguete e outros como Carlão do Tozan, etc.

Segundo o organizador, Daniel, trata-se de um evento que reúne muitas famílias e crianças os cavalos são muito bem cuidados e há possibilidade de interessados participarem em contato apenas com os proprietários de cavalos, bois e charretes. “Normalmente não se cobra a participação  nem as fotos etc. Mas isso vai depender de cada um. A unica coisa que pedimos é pra não bater ou judiar dos cavalos e na chegada tirar as celas, é um carinho que temos que ter com o animal que gostamos tanto” – declarou.

No Rancho da Figueira a entrada custa R$ 35,00 com direito a shows e almoço  Será servido à vontade um “Costelão de Chão” assado a fogo de chão desde a madrugada .  Os shows sertanejos ficam por conta dos artistas Robson Brasil e de Marcio Rocha. A bebida será vendida no Rancho e é à parte. Crianças até 10 anos não pagam e acima de 12 anos pagam meia.  Há espaço para brincadeiras com crianças e bastante estacionamento.

O TRAJETO

  • As comitivas de Cavaleiros vão se encontrar na Praça Durval Páttaro no domingo 21 às 8:30h da manhã
  • Por volta das 10-11h devem sair em comitiva pela rua Ângelo Vicentin até o Bar Santa Genebra, na rua Luis Vicentin, onde entrarão à direita, em direção ao Convento das Carmelitas
  • Lá virarão à direita na rua Brigadeiro Antônio Sampaio e subirão a rua Felisberto Brolezze até o balão do Independência, (Praça Ângelo Signori),
  • Contornando o balão entrarão na rua Eduardo Pereira de Almeida até o Real Parque onde descerão alguma das ruas – a mais provável é a Antônio Marcos Pensamento da Silva ,-  descendo ate à igreja de S. Pedro
  • Apos a igreja devem contornar até atingir a Igreja Batista e virar à esquerda até à rua Nikita Krushev descerão até à Praça, virarão `a esquerda e descerão a ultima rua  (sem nome) onde encontrarão a estrada margeando a Mata.
  • Seguirão pela estrada marginando a Mata até a rua José Bonome, em Betel , virando à esquerda, até encontrar o caminho ate o Rancho, por trás da Agra.

 

[infobox title=’Cavalgada Baronense’]

Foto: Daniel/Comitiva de Barão

Muito antes da estrada de ferro ou de Barão Geraldo ser criada, a antiga Estrada dos Fazendeiros (atual estrada da Rhodia) era atravessada por tropas de cavaleiros em direção às fazendas das regiões em torno da atual Rhodia . Mesmo depois de instalada a estrada de ferro esse tráfego de tropas continuou forte e constante entre Campinas e essas regiões.

Nos anos 1960 e 70 eram diários e constantes  os passeios de cavalos em Barão Geraldo. Mas a realização de Cavalgadas e Passeios de Cavaleiros como eventos, passaram a ser organizadas esporadicamente a partir dos anos 1980, por Atílio Vicentin ou por colecionadores e criadores das comitivas de Barão e região. Sempre com apoio de carro de som e prefeitura. Além disso, quase todos os anos algumas pessoas organizavam alguma cavalgada  passeio de cavaleiros , porém não prosseguiram anualmente não contavam ou divulgavam ou tinham um planejamento junto ao calendário da cidade.

Mas a partir de 2012 Daniel criou sua Comitiva para participar e organizar passeios pela região principalmente de Jaguariúna e Paulínia e desde 2014 vem organizando anualmente uma Cavalgada ou  Passeio de Cavaleiros (outra forma como também escrevem)  com o objetivo de criar essa nova tradição que tem tudo a ver com o distrito:

“Nosso projeto é tornar as cavalgadas em um evento tradicional de Barão porque está faltando isso aqui. Tem muitas pessoas, na Praça do Coco mesmo, , muitas senhoras que quando vê a gente fica emocionada “Nossa! A quanto tempo que não vejo um cavalo”. Segundo Daniel, as Comitivas organizam apenas cavalgadas e passeios para Jaguariúna, Montagner, Village Vale das Garças e outros lugares de Barão. “Mas são apenas Cavalgadas. Nada de Rodeio . Não fazemos rodeio”.

Mas como disse Daniel, para que as Cavalgadas se tornem uma tradição bonita, aberta ao turismo e a participação de todos é preciso um bom apoio dos comerciantes e principalmente da prefeitura e unidades poder publico também, sobretudo apoio logístico e de trânsito da EMDEC, Setec, Polícia Militar,  banheiros químicos, Departamento de Urbanismo  e do SAMU para casos de emergências  “nunca aconteceu nenhum acidente ou fato. Mas mesmo assim realmente precisa da presença do SAMU para o caso de alguma emergência. Mas ainda não conseguimos.”   Segundo Daniel até o momento apenas a ENDEC confirmou o apoio e presença no apoio ao trânsito.

“O que precisamos é um local para fazer uma festa todo ano para organizar com antecedência e ter apoio da prefeitura apenas com o trânsito, e com banheiro químico segurança, SAMU essas coisas  porque o resto nos mesmos organizamos e não precisamos muito não. O que importa é manter a tradição”

[/infobox]

Previous post

Shopping tem pontos de arrecadação de cabelo destinado à ONG durante Outubro Rosa

Next post

Esquina do Jazz apresenta Ieda Cruz e Ricardo Matsuda Duo neste sábado, 20

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *